Por que devo fazer esse curso?
Diante do cenário regulatório atual, as empresas de alimentação animal buscam profissionais com conhecimentos específicos em regulamentações vigentes e que possam responder tecnicamente pela qualidade da produção e pelos produtos fabricados. Diante deste cenário, torna-se conveniente, em uma área fabril, a adoção de medidas concretas que garantam a segurança dos produtos e elevem a satisfação do cliente.
Sendo assim, este curso irá abordar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e como implementá-las em uma fábrica de ração, os Procedimentos Operacionais Padrões (POP); o sistema de Rastreabilidade de Alimentos e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP/APPCC), as Instruções Normativas que regem todos os processos dentro da fábrica, além de preparar o profissional para auditorias de certificação.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF), fundamental em um Programa de Garantia da Qualidade, ficam em evidência como elementos cruciais e complementares na produção e fornecimento de alimentos seguros. Como complemento, o sistema HACCP identifica os perigos específicos ao longo da cadeia alimentar e define as medidas para seu controle, garantindo assim a segurança dos alimentos. O desenvolvimento de um sistema de HACCP pode identificar a necessidade de mudanças nos parâmetros de processamento, nas etapas de processamento, na tecnologia de fabricação, nas características do produto final, no método de distribuição, no uso pretendido ou nas BPFs aplicadas.
O sistema de rastreabilidade permite às fábricas de rações obterem um histórico de identificação e localização dos alimentos recebidos, por meio da coleta de informações na produção, no processamento e na distribuição dos alimentos. A rastreabilidade certifica que apenas materiais e componentes de qualidade sejam utilizados, permite a correta identificação de ingredientes para evitar mistura de produtos semelhantes; permite retornar os produtos (recall) suspeitos em bases precisas e localiza causas de falhas e toma ação corretiva com custo mínimo.
O profissional que atua na fabricação de produtos com medicamentos necessita de cuidados especiais para evitar a contaminação cruzada e preservar a segurança do alimento são necessários. Assim, a validação da limpeza, a elaboração da grade de sensibilidade, controle do processo e a observação dos requisitos da IN 04 são tópicos importantes para o cumprimento da IN 65 / IN 14.
Os conhecimentos adquiridos durante este curso poderão ser aplicados nas indústrias produtoras e importadoras de ração, premix, suplementos, concentrados, núcleos, aditivos, ingredientes e alimentos para animais de companhia e de produção. Além disso, capacita os profissionais para atuarem nas áreas de registro e pós–registro de estabelecimento e produtos para alimentação animal com ou sem medicamentos.
Este curso também capacita o profissional para auditorias de certificação, desperta os participantes quanto à importância da prevenção na fabricação de produtos seguros, fornece aos participantes os conceitos e benefícios de BPF, estabelece o comprometimento da equipe responsável pela implantação de BPF, capacita os participantes a implantarem e monitorarem as BPF e qualificar os profissionais a realizarem auditorias internas.
O curso será realizado levando-se em conta os princípios definidos nos seguintes documentos:
– Instrução Normativa 4 de 23 de fevereiro de 2007
– Instrução Normativa 14 de 06/07/2016
– Instrução Normativa 15 de 26/05/2009